quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

Sitemap - saiba o que é e como influencia na indexação do seu site no google

Este blog mudou para: http://thinkseo.com.br

LEIA ESTE ARTIGO ATUALIZADO: Como criar um sitemap pelo wordpress e cadastrá-lo no google.

SITEMAP

A final de contas, o que é um sitemap? Segundo a própria definição do God google o sitemap "permite informar os mecanismos de pesquisa sobre os URLs que estão disponíveis para indexação em seu site".

O sitemap (como a própria tradução literal do termo indica) é um "mapa" que contém a relação de todas as páginas existentes do seu blog/site. O sitemap pode indicar também aos mecanismos de busca quais página foram removidas, alteradas e claro, as páginas que foram adicionadas!

E qual a vantagem de se enviar um sitemap? A maior vantagem é que o google chega ao seu site sabendo o que indexar porque ele já baixou previamente as instruções que você forneceu aumentando assim a velocidade de indexação e o SERP (do inglês Search Engine Results Page).

Já foi tratado neste blog sobre as "Ferramentas para Webmasters" serviço oferecido na sua google account:

https://www.google.com/accounts/ManageAccount


ADICIONAR SITEMAP (INCLUSIVE BLOGS DO BLOGSPOT)

Ao entrar na sua google account, clicar em Ferramentas para Webmasters.

No campo "Sites" digitar o endereço do seu site/blog:

http://seublog.blogspot.com

http://www.seusite.com

e clicar em "Adicionar site"

Na coluna "sitemap" vai aparecer a opção para "adicionar" um sitemap.

Tipo: "Incluir sitemap geral da web"

O google demora entre 24 e 25 horas para baixar seu sitemap. Para visualizar as estatísticas é necessário confirmar a propriedade do site - será abordado no próximo artigo!

USUÁRIOS BLOGSPOT

adicione a página atom.xml - ficaria assim:

http://seublog.blogpsot.com/atom.xml

A vantagem do blogspot é que o sitemap é atualizado automáticamente.

USUÁRIOS WORDPRESS

Infelizmentes o wordpress.com é incompatível porque não permite fazer uploads de sitemaps para a raiz "/" do servidor.

USUÁRIOS XOOPS

Existe o módulo Sitemap 1.3 que cria um arquivo chamado xml_google.php . Excelente ferramenta.

FEEDS

Você pode enviar um feed Atom ou RSS como sitemap.

WEBMASTERS

Se você não tem blog, gerenciado de conteúdo ou feed, você pode gerar um sitemap manualmente e enviar ao god google. O problema é que toda vez que atualizar o sitemap deve ser gerado manualmente.


CONSULTORIA SEO GRATUITA


O objetivo deste blog é ajudar a todas as pessoas conseguirem o seu lugar ao sol. Se você quiser que eu avalie o seu site e te dê algumas dicas, deixe o endereço do seu blog/site no comentário.

Se você gostar das sugestões, peço que insira um link para este blog no seu blog roll:

título: aprenda a aumentar o número de visitas
url: http://promocaosite.blogspot.com)

ou insira o código no seu blog:

<a href="http://promocaosite.blogspot.com">Aprenda a aumentar o número de visitas</a>

Um artigo citando este blog também deixaria o autor muito feliz.

Abraços e sorte com o projeto de vocês!



39 comentários:

Stephany Belleza disse...

Muito útil o post...

Problemas assim sempre aparecem..


Abraço!

Brunno Rodrigues disse...

Legal!

Muito boa essa dica, vou fazer com meu blog agora, espero que dê certo!!

:D

Antonoly Maia disse...

Como vc disse, apesar do Wordpress não aceitar esse esquema, o meu blog está muito bem indexado, para ter uma idéia ele está aparecendo na primeira página do Google.

www.ooohay.wordpress.com

Raul disse...

parabens, exelente post

Tárcio Zemel disse...

Olá! Gostaria de dicas para o meu blog!

O endereço é www.desenvolvimentoparaweb.com.

Na verdade, estou "chegando" neste endereço agora, e importei alguns artigos que tinha feito num blog antigo.

Acho que sua ajuda virá em excelente momento!

Abraços!

Cara estranho disse...

Muito bom seu blog.
Gosto daqui porque sempre aprendo coisas novas e muito úteis.
Valeu!

Abraços

Feänor disse...

Bom, na mitologia, o hidromel é a bebida dos deuses - por isso coloco em oposição a "guerreiros", pela belicosidade dos deuses nórdicos.

Agora... Um dia, eu tive a mesma dúvida que você, e fui atrás... E descobri que existe, sim, o tal do hidromel!

É uma bebida feita a base da fermentação de água, mel e mais alguma outra coisa... Tem pra vender em casas especializadas, é só procurar.

Se você for de SP, eu te digo onde você pode encontrar. É que eu esqueci nome do lugar, mas posso perguntar pra quem sabe caso seja do seu interesse...

Abraço!

Anônimo disse...

agradeço teu comentário, porém a estrutura do texto é essa mesmo! são crônicas, as pessoas têm que ler dando ênfase a cada parte, e não tratando o texto como dissertativo-argumentativo de vestibular!

obrigado, abraço

Nilton Flash disse...

Seu comentário já rendeu até mais um. Entra lá de novo e me explica porque
Abraço.

Jefferson Barbosa disse...
"Quem vê a sua foto no orkut não acha que você seja mesmo o dono desse blog... kkk"

Pergunta o porquê. Eu sou tão curioso.

Mas em relação a garota: Cara, ela é linda.

9 de Janeiro de 2008 22:02


Flash House Blog disse...
To até agora tentando entender!!
Será que to tão estragado assim ?
kkkkkkkkkkkkk

Nério Júnior disse...

Obrigado pela visita no meu blog e pela dica da cor do template!

Seu blog ta muito legal, aprendi muita coisa!

Abraço!

Nério Júnior ®

Henrique Miné disse...

vlw
cara
dinovo
vo tenta faze isso ai qi vc disse

brigadao

i brigado pelas dicas tbm


http://palhacadasaparte.blogspot.com

Felipe Bastos disse...

Muito bvacana seu blog.util e muito informativo,parabéns !

abraço !

Ninguém disse...

Ferramenta muito útil de fato! Mas nao sou muito boa com isso!
Pra mim seria mais do que perfeito ter tirado aquelas fotos! Mas não! Eu nao sou a autora [pena, nem vamos casar!], o autor você encontra no inicio do meu blog, junto com o site dele! Mas o nome, caso queira procurar sem ter que voltar ao meu blog é Rodney Smith

Ítalo M. R. Guedes disse...

Se puder dar uma avaliada, minha url:
http://geofagos.wordpress.com
Obrigado.

SpringField disse...

ola como vc disse q se alguem quisesse receber uma avaliação de blog era so pedir, aki estou pedido q vc avilie meu blog o endereço é www.kimusika.com
ou
http://kimusika.blogspot.com

fico no aguardo obrigado

Unknown disse...

Olá gostaria que comentasse sobre o meu site.

Talvez como aplicar o sitemap nele ou até mesmo
torná-lo mais visitado, aumentando a forma como
os tags são distribuídos.

site:
http://al-bernardes.sites.uol.com.br/

Grato pela atenção.

Unknown disse...

Olá gostaria que comentasse sobre o meu site.

Talvez como aplicar o sitemap nele ou até mesmo
torná-lo mais visitado, aumentando a forma como
os tags são distribuídos.

site:
http://al-bernardes.sites.uol.com.br/

Grato pela atenção.

Unknown disse...

Gostei muito do seu Blogger, irei colocar seu link em meu site.
Fiz um site no Construtor de Sites, é um pouco limitado gostaria de melhorar mas não aceita que eu alinhe colunas, (Sou novato na área).
Tentei fazer o Site Map mas não consigo inserir a Tag no Local correto, insiro mas em local errado.
Gostaria que avalia-se meu site.
Abraços
Silvério
www.sbpnrepresentacoes.com

Anônimo disse...

Quer dar uma olhada no meu blog e me dar umas dicas? Vou colocar um link para o seu blog. Abrs

Dmoura disse...

Oi, a informação do seu site foi bastante útil. Você pode por favor analisar o meu site e me dar umas dicas sobre o que pode ser melhorado? Adicionei um artigo seu com a URL do seu blog na seção "Artigos" -> "Informática" do meu site:
http://www.nucleodeoportunidades.net/

Anônimo disse...

Cara seria possível me dar algumas dicas?

Mundo Photoshop

Parabéns pelo seu blog, super útil! :)

Viagem disse...

Olá,

Eu gostaria de uma análise de meu site:

www.kula.com.br

Obrigado!

Paulo Monteiro disse...

Parabéns pelo seu blog, um dia eu chego lá. Está muito recheado de conteúdo específico para blogueiros. A propósito quando estiver disponível, avalie o meu blog por favor.

www.pesquisandoparavoce.blogspot.com

Obrigado,
Linkarei o seu no meu blog
Paulo Monteiro

Jose Balbino de Araujo disse...

Se puder me dá a dica de como fazer o upload do meu sitemap para o diretório rais? O sitmap eu já tenho, so não estou sabendo como fazer o upload dele.?

Grato
Balbino

MarceloPacheco-ThePhotografer disse...

E aí, Beleza?
Sou Novo nesse "negócio" de Blog...criei um para difundir uma marca que pretendo lançar, logo preciso "aparecer" muito.Um amigo me indicou seu blog para estudar algumas ferramentas para que isso aconteça!
Se quiser ajudar, por favor, fique à vontade!at+
segue o endereço:http://cachacaaragana.blogspot.com/

Unknown disse...

Oi! Por favor, se você pudesse analisar as tags do meu site, e me disser se são corretas, eu ficaria extremamente grato.

www.agentehospeda.net


Entre em contato cmg pelo e-mail artur@agentehospeda.net

Obrigado!

Marliete Pereira disse...

oi, fiz um blog recentemente, ainda estou em fase de aprendizado, por isso adorei as dicas que encontrei aqui.como vc disse no post que pode fazer uma avaliação do blog p ver o que pode ser melhorado, estou deixando meu endereço aqui e fique certo de que eu divulgarei o seu na minha pagina tbm.
um abraço e obg pelas dicas
http//:marlietenoticias.blogspot.com

Danilo Hadek disse...

Seu Blog é um dos melhores que há quando o assunto é buscar resultados no aumento do tráfego...

Muito Obrigado por todas as dicas.

Seria uma honra recebê-lo no Blog Meio Aéreo – ser-comissária, jornal-bom-dia.

Apareça e diga rapidamente o que achou...

Abçs,
Danilo

Jorge Soares disse...

Gostei muito de todas as dicas.
valeeeu!!


http://www.paquetaense.com.br

Jorge Soares disse...

Gostaria que vc desse umas dicas sobre o meu site

o endereço é:

http://www.paquetaense.com.br

Anônimo disse...

bom estou começando agora tambem, gostaria de algumas dicas para melhorar o numero de visitas ao meu BLOG, e seu artigo esta muito bom parabens!!!

NTE BELÉM-PA disse...

Oi, Tentei aplicar o sitemap no meu blog (http://esteblogminharua.blogspot.com) mas minha conta do Google nao mostra essa "Ferramenta de Webmaster". Onde esse diabo se encontra, companheiro?
Abraços e obrigado pelas dicas.

Ah! transcrevi um trecho de suas dicas no blog de um concurso que estamos realizando aqui em Belém. Confira em (http://edublogparaense.blogspot.com)

Franz

Unknown disse...

www.graobrasil.com.br

Adorei os comentários. Parabéns!

Gabre disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Gabriel Moreira disse...

Amigo,estou gostando muito do seu blog, e queria realmente algumas dicas de como eu posso melhorar o meu blog :)

o endereço é : http://vocedeolhoemtudo.com.br

Um Grande abraço.

Att,

Gabriel Moreira.

Tiago Lima disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Tiago Lima disse...

viajenafaixa.com

Unknown disse...

Oi, amigão, por favor dê uma verificada no meu site e diga o que achou, e o que pode ser melhorado. meu email é danielliversantos@hotmail.com
um abraço!

Unknown disse...

Por favor dê uma olhada no meu site
www.xinausa.com.br
diga o que achou, o que pode ser melhorado. um abraço!
danielliversantos@hotmail.com