sábado, 15 de dezembro de 2007

Buscando os primeiros acessos/tráfego [2]


Outro dia nessas viagens pela NET me deparei com um texto muito interessante do Sérgio Grigoletto chamado "Procuro editor de wiki. Pago bem" no qual ele fala sobre edição de páginas wiki para empresas.

Há muito tempo tempo, durante meu primeiro projeto (Comunidade Ambiental), eu já tinha sacado esse lance de visibilidade do Wikipedia. Consegui inserir meu site no wikipédia (está até hoje).

http://pt.wikipedia.org/wiki/Jornalismo_ambiental

Gerava um fluxo pequeno porém constante de acessos. Mas queria inserir mesmo meu site em outros termos mais procurados. Sempre excluíam os links por ser considerado SPAM.

Concordo com o Sérgio que é necessário ser um Webwriter - precisa-se conhecer o assunto, o sistema wikipedia e entender a dinâmica de escrita para que os editores aprovem sua modificação.

Dicas para incluir sites na Wikipedia:

  • Escreva textos para termos que ainda não existem e no final coloque um link para seu site (se possível coloque alguns links governamentais ou de ongs junto do seu link - se o assunto do seu site permitir - para não ser caracterizado SPAM);
  • Acrescente conteúdo aos textos existentes e coloque também o link para o seu site (somente a inclusão do link será caracterizado como SPAM);
  • A cada duas alterações faça um novo cadastro na wikipedia. É muito fácil ver o histórico de modificações do usuários e numa só tacada você pode ter todos seu links removidos.
Faça a wikipedia sua aliada.



Dados do portal: http://www.geoprocessamento.net

  • Foram 589 visitas vindas da wikipedia no mês de novembro de 2007;
  • 80,65% de novas visitas;
  • 4,5 pageviews/visita.

Tirem suas conclusões se vale ou não a pena investir na wiki. Pra mim é uma excelente ferramenta de auxílio para gerar tráfego e de qualidade! Repare no tempo de navegação dos visitantes.

Façamos as contas... 589 visitantes x 4,57 pageviews/visita são quase 2700 pageviews. Agora traduza isso para Adsense e HotWords... Mais $$$ no seu bolso.

PAGERANK

Mesmo se você conseguir incluir seu site em alguma página da wikipedia que tenha qualquer valor de pagerank o voto não será atribuído ao seu site porque os links da wikipedia tem o argumento NOFOLLOW. Mesmo assim é muito vantajoso já que a as primeiras posições para diversas pesquisas são da wikipedia. Fora que dá uma credibilidade maior ao seu site. Quantos estão na wiki?

São poucos porque são muito exigentes ou são poucos porque não foram explorados ainda?




15 comentários:

blog disse...

Blog utilitário, camarada, mas eu, como pré-antigo, declino.
Valeu.

Sebastião Junior disse...

estou acompanhando a matéria...

http://juniormortelenta.blogspot.com

Edson C. Damasceno disse...

gosteto desse blog... parabéns ao criador e mantenedor.
http://cidadevigiada.blogspot.com

Felipe Bastos disse...

Credo que ótima dica cara,como não tinha pensado nisso antes,dificil mesmo é os editores aceitar,mas vou pensar em algo bem cabivél.

parabéns pelo blog,utilidade pública o que ah.

Sebastião Junior disse...

ei você ganhou um leitor de longo prazo :) heheh

Sidcafeína disse...

muito bommm...esse vai para os meus favoritos...

Valeu.

Eliseu Antonio Gomes disse...

Olá!

Questão de coragem e coração...

As boas idéias são sempre contestadas no início... Só depois de testadas por alguns, então, todos ou quase todos aderem...

É o óbvio dessa vida...

Abraço.

Unknown disse...

Olá, gostei muiiiiito do seu blog, as dicas são ótima, principalmente para novatas como eu, voltarei sempre.
Sucesso, bjksss
www.luxoseluxos.blogspot.com

Elaine Maciel disse...

Oie!

Gostei do Seu Blog!
Muito bom, amei as dicas!

Visite o meu Também!

http://utopiadeemily.blogspot.com/

Fique a vontade,
Não se esqueça de comentar e favoritar!

Beijos e Boa Semana

Elaine Maciel

Rafael Almeida Teixeira disse...

me cadastrei no Wiki, não escrevi nada ainda.
penso em publicar um artigo.
Tenho o projeto de minha monografia.
talvez eu poste lá.
abraços.
seu blog vale a pena conferir.

Raoni Frizzo disse...

Caramba! Parece ser muito interessante, sem dúvidas uma excelente sacada.

O processo parece ser meio complexo, mas vale a pena. Estou precisando dar um "upgrade" de visitas no meu blog...hehehehehe

Muito bom post. Diferente e útil! Parabéns!

Raoni
www.blogonews.blogspot.com

Sergio Grigoletto disse...

Você está desenvolvendo um belo trabalho. É assim mesmo, não existe nada de "mole" a ser feito, quando inovador.
Paciência e pé na estrada.

Unknown disse...

gostei da matéria de grande utilidade, e isenta de egoismo.
www.decentavos.com.br

Unknown disse...

Muito legal essa dica! Gostei!
Estou fazendo SEO para o meu blog: http://www.dietasehabitos.com.br

Valeu!

Lopes Filho disse...

Sensacional, dicas super interessantes. http://www.aquicurso.com