sábado, 15 de dezembro de 2007

Conteúdo - a base da técnica de divulgação/promoção para atrair mais visitas

base atrair mais visitasEu acredito no conteúdo autêntico e diferenciado e que tenha uma periodicidade nas atualizações.

Bloggers com disciplina para atualizar periódicamente estão trilhando o caminho do sucesso.

Quanto mais conteúdo, mais páginas indexadas aos mecanismos de pesquisa, mais termos indexados e maiores possibilidades de aparecer em buscas.

A periodicidade de atualização do conteúdo propicia a fidelização do visitante favorecendo seu retorno posteriormente porque ele sabe que depois de um tempo terá um conteúdo para ver. Tenho atualizado o Geo.NET diariamente e o resultados estão vindo.

Algumas dicas:

  • Ilustre seus posts - textos com imagens são mais agradáveis de se ler e mais chamativos para o visitante. Demonstra um cuidado especial por parte do autor com o blog/site;
  • SEMPRE insira a descrição das imagens colocando as palavras-chave do seu site (escolha umas 4, 5). Use também o comando ALT="palavra1, palavra2, palavra3" - ajuda na estratégia de divulgação. De tempos em tempos faça uma rotatividade nas palavras a serem adicionadas as novas imagens.

Para diversificar as fontes de acesso do Geo.NET estabeleci a implantação e desenvolvimento de algumas ferramentas parar gerar mais tráfego para o site:

  • Calendário de eventos: sempre alguém está procurando sobre algum curso, simpósio evento. Garanto que você terá surpresas ao organizar um calendário de eventos sobre o tema do seu site.
  • Downloads: A seção de downloads é o carro chefe do meu site (por enquanto... rsrs). Lá reúno uma série de softwares livres, softwares freewares (que permitem livre distribuição), guias, tutoriais e manuais. A vantagem desses conteúdos é que são atemporais (não têm "prazo de validade") e sempre há demanda sobre esse tipo de assunto.
  • Fórum: estou trabalhando dia e noite para fazer este módulo o carro-chefe do meu portal. Fórum de discussão é a melhor maneira de atrair visitantes, gerar conteúdo com pouca demanda de banda do servidor e o melhor, o conteúdo é inserido pelos próprios visitantes. Maravilha né? A maior dificuldade é de se alavancar um fórum. Essa é a minha terceira tentativa e acho que dessa vez deslancha. Todo fórum bem estruturado tem um número absurdo de visitantes.
  • WebLinks: se o conteúdo do seu site for muito específico vale a pena ter uma seçãopara reunir os principais links sobre o tema. Há demanda para este serviço. É muito mais fácil achar uma lista de sítios num lugar só do que ficar procurando.
  • Notícias: eu procuro na net as notícias recentes relacionadas ao tema do portal e posto (citando a fonte - claro). As notícias ajudam a diversificar o conteúdo e palavras que possam aparecer nas buscas.

A desvantagem de se hospedar arquivos é o elevado consumo de banda. Este mês acho que vou atingir 60% do limite de transferência de banda. É aguardar e acompanhar. Depois tentar barganhar com o host um upgrade de servidor com um descontinho... rs


3 comentários:

Yoookle disse...

Estou amando este site!
Parabéns amigo,
:)





http://yoookle.blogspot.com

Anderson Machado disse...

Muito bom!


Parisplast

APOSTOLADO DA ORAÇÃO disse...

Estamos começando agora com nosso blog,e suas orientações foram de muita valia.Obrigada.

Apostolado da Oração

http://apostoladodaoracaodadiocesedevalenca.blogspot.com