sábado, 15 de dezembro de 2007

Vamos à luta! Investigue a concorrência e conheça seu campo de batalha!

Definidas nossas metas e objetivos chegou a hora de irmos à luta! Vamos reunir informações de inteligência e algumas armas para nos destacarmos entre os bilhões de sítios na internet.

aumentar tráfego

Inteligência: conheça o inimigo e o campo de batalha

A ferramenta básica de trabalho é a Google Toolbar ou um plugin que exiba o pagerank no seu browser. Eu uso o firefox e tenho um plugin instalado que exibe o pagerank do site na parte inferior do browser.

Web CEO - Este é o melhor programa que já testei e uso até hoje. Além de ser FREE (com algumas funções limitadas) conta com diversas facilidades para SEO. As minhas preferidas são:

  • Site Ranking - defina até cinco palavras-chaves e saiba qual posição e em qual página ele está localizado nos principais mecanismos de busca no brasil e exterior e exibe um relatório completo por mecanismo de busca, mudança de posições, indexação ou desindexação de páginas, etc. Há opção de se procurar no Google Brasil (World-wide), Google Brasil (Páginas em portugês), Google Brasil (Páginas do Brasil). Vale também para cadê, Yahoo, UOL, MSN Brasil.
  • Indexed pages - verifica quais páginas do seu site estão indexadas em diversos mecanismos de busca.

Conta Google (Google Accounts)

O Google disponibiliza através do google accounts diversas ferramentas que facilitam e muito a vida dos adminsitradores de sítios.

Google Analytics - No quesito webstats nenhuma estatística será igual a outra. Uso três sistemas e os resultados sempre divergem nos valores, mas a curva de acessos é semelhante em todos. Eu gosto de google analytics por exibir um relatório bem completo, com diversas funções que poucos sistemas dispõem inclusive comparação de dados de acessos por períodos. Há a possbilidade de exportar as tabelas para EXCEL.

Blogger - A maior vantagem que vejo de se ter um blogger é que criando uma conta no ADSENSE e apontando para o blogger o registro é MUITO mais rápido que se você apontar para um sítio que não seja do blogger. Depois você pode colocar o bloco de anúncios em qualquer outro sítio sem precisar criar outra conta. O blogger ao contrário do wordpress permite a edição do layout - fundamental para monetização de sites. O wordpress é ruim nessa parte.

Orkut - Excelente ferramente de divulgação e promoção do seu blog para gerar tráfego- futuramente escreverei textos específicos para orkut.

Webmaster Tools - A arma mais poderosa para indexar seu sítio ao google. Envie o SITEMAP e consiga indexar páginas do google em poucos dias. É brutal a diferença de um indexação entre sites com e sem sitemaps. Conta com outras ferramentas que também ajudam na tarefa de divulgar e promover seu site.

Adwords - Além de servir como um canal de divulgação ($$$ paga) conta com a ferramenta de palavras-chave e examine estatísticas detalhadas do desempenho das palavras-chave, como concorrência do anunciante (mais $$$ no adsense) e volume de pesquisa (mais acessos no google).

Vale destacar que dentro da ferramenta de palavras-chave há opção de receber sugestões de palavras-chave "Você gostaria de gerar idéias de palavras-chave?". Além de obter palavras correspondentes você ainda pode extrair palavras-chave a partir de um site. Que tal investigar seu concorrente?

Adsense - ferramenta para exibir anúncios em seu blog. Paga em dólar por clique.

0 comentários: