sábado, 15 de dezembro de 2007

Vamos à luta! Investigue a concorrência e conheça seu campo de batalha! [2]

aparecer em primeiro mecanismo buscaDepois de ter gerado uma lista de palavras-chave e de observar quais a concorrência utiliza, chegou a hora de saber onde estamos pisando.

Eu tive um projeto há algum tempo que se chamava comunidade ambiental. O foco do site era meio ambiente - já errei o nome do domínio de cara. O termo "comunidade ambiental" é pouquíssimo procurado (palavras-chave no domínio ajudam a posicionar seu blog em melhores colocações).

Para saber o volume de consultas utilize a ferramenta de palavras-chave do ADWORDS que exibe a concorrência do anunciante (maior concorrência, maior os valores do CPC e maior dinheiro pro seu blog - o lado negativo é que para anunciar você também paga mais por clique), volume de pesquisa do último mês e volume de pesquisa mediano. E ainda dá pra organizar por volume de pesquisa.

Acho uma mão na roda essa ferramenta.

adwords ferramenta palavras-chave

Mar de concorrência

Se digitarmos no google o termo meio ambiente você verá uma coisa assim:

técnicas promoção divulgação

Tinha 2.510.000 concorrentes. Nada impossível mas daria muito trabalho. Mesmo com o nome do domínio "errado" com o uso certo de META TAGS associado a um bom conteúdo eu conseguiria me destacar.

Mas os primeiros resultados demoraram a aparecer e o desânimo tomou conta. O segundo site que aparece na consulta pra meio ambiente eu vi nascer praticamente e já tinha continuado... Eu sempre me pergunto, onde estaria agora?

E pra completar quando meu domínio expirou um cara comprou pra redirecionar e de quebra pegou meu PageRank 3 que hoje está em 5 - www.comunidadeambiental.org

Saiba que o início é difícil mesmo, bem desistimulante. Mas com suas metas você chegará lá.

1 comentários:

Moisés Quadros disse...

Oi,
Não sabia que a validade do site expirava.

Como se faz para comprar um domínio que expirou, como no caso do teu site?

Blogspot também expira?

Talvez estas perguntas sejam muito elementares, mas é que estou começando agora.

Obrigado.