sábado, 12 de abril de 2008

Google Bomb - Estratégia básica para divulgar seu site, Parte 1.

Faça sua pergunta no nosso fórum! Participe!

Quem já leu meu post "aprenda a divulgar corretamente seu blog/site" deve ter se perguntado por que diabos eu devo colocar duas palavras-chave nos links que espalho na internet.

Para vocês entenderam a importância de se ter palavras-chave nos links preciso explicar um fenômeno conhecido como "Google bomb".

Devido ao sistema utilizado pelo Google para criar o algoritmo de PageRank, uma página terá uma classificação melhor à medida que o website recebe links que contenham um determinado termo. Complicado né? Vou dar um exemplo famoso.

Um caso de grande repercussão que aconteceu no Brasil foi com a Preta Gil. Quando você entrava na pesquisa de imagens do Google e digitasse o termo "atriz gorda" o google apresentava nos resultados "experimente também: preta gil".

Não foi o google que definiu que a preta gil é gorda. Isso foi resultado de uma brincadeira de internautas que se aproveitaram do efeito do google bomb para induzir o resultado. Imagine centenas de sites com links com os termos "atriz gorda" e "preta gil". Quanto mais links, maior será a relevância do site para o mecanismo do google e melhor será o posicionamento de um site/blog para uma determinada busca.

Agora vou dar um exemplo da estratégia que utilizei. O portal Geo.NET tem como tema principal "geoprocessamento" e "sensoriamento remoto". Para que meu site fosse exibido na primeira página de resultados do google para esses termos tive que espalhar centenas de links apontando para o portal com essas palavras - geoprocessamento / sensoriamento remoto.

É como se cada link desse um voto confirmando que o site realmente está relacionado ao conteúdo. Quanto maior o número de links apontando, melhor será seu posicionamento nas pesquisas.

Não percam o próximo post sobre o que NÃO devemos fazer para evitar que nosso site seja penalizado e suma dos resultados de pesquisa. Quando o autor do site/blog abusa da técnica o google consegue detectar a tentativa de "manipulação" dos resultados.

34 comentários:

Rodrigo disse...

Realmente no meu Blog tenho algumas dicas de como melhorar o blog e aumentar seu PR, e essa dica ai vai ajudar bastante gente.


Blog Silence

Nanamada disse...

Bacana suas dicas

Lopezz disse...

seu blog ta MUITO bom, favoritei aqui

algumas informações aqui eu nunca encontrava entãp vc me ajudou bastante, mt obrigado

passa lá no meu, www.therockzoo.blogspot.com

abraço!

Para tudo um pouco disse...

Achei seu blog super instrutivo =]
Dicas super legais. Mas não entendi muito bem sobre o sistema de busca, onde me cadastro ?
Ps se estiver a fim de parceria iria adorar!
Abraçosss

Fabio disse...

boas dicas, suahsuhau mt engraçado o da preta gil

Fabio Bustamante disse...

foi mal pela demora...gostei muito das dicas do seu blog, essa e uma das que eu mais gostei, pois qualquer blogueiro gostaria...te agradeço por ter um blog que nos ajuda, continue assim!

www.futebolediscussoes.blogspot.com

Fabio disse...

eae blz?

vc passou la no meu blog, e disse pra centralizar as figuras da barra lateral. Eu ja tentei mais nao consegui, se vc pudesse me ajudar respondendo la no chat eu agradeceria.

abç

Henrique disse...

adorei as dicas cara, se pá vou baixar o podcast ali *-*

eu tava querendo aprender o que é SEO, é mais ou menos isso né?


se puder visita:


www.frieiracerebral.blogspot.com

Simplificações e Complicaçoes do Mundo feminino disse...

Nossa muito legal suas dicas, vou acompanhar as proximas bjs.

ED CAVALCANTE disse...

JA LI E OUVI O SEU PODCAST. MUITO LEGAL. VOU VER SE ESSAS DICAS SÃO MESMO VÁLIDAS

MaxReinert disse...

Opa... muito boas as dicas... eu só não sei porque tanta luta para aumentar o número de acessos e tal!

Fábio Melo disse...

Bom, deixa eu ver se eu entendi direito:

___________________________________
TemPraQuemQuer


É isso que você está falando? Tipo, coloquei meu link aí. Eu tenho que colocar palavras-chave também? E que critério eu uso para criar as palavras-chave?

Anônimo disse...

Valew pela dica e de agora em diante esse é um endereço certo pra visitar e aprender sobre esse universo novo pra mim

Ninguém disse...

Ótimas as dicas, mas como o Max eu também não entendo essa de maximar visitas, geralmente essa história rendem comentários cada vez mais vagos e insignificantes... mas deixa pra lá.

Então, eu tenho o filme aqui em casa, inglês, legendado. E tenho a trilha sonora completa. Assisti algumas vez, e a cada vez que assisti gostei um pouco mais. Mas o encanto do filme é conseguir identificar as músicas cantadas pelos personagens!

ED CAVALCANTE disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Unknown disse...

poxa... vou continuar acompanhando teu blog, tou querendo muito divulgar o meu mas não sei direito estratégias para isso...


visite o meu:


http://www.walmoroliveira.blogspot.com/

Unknown disse...

muito maneiro teu blog...
vou continuar acompanhando pois quero muito divulgar meu blog e não sei muitas estratégias...

valeu!


aqui vai meu blog:

http://www.walmoroliveira.blogspot.com/

Matheus disse...

aew cara!!
ótimo blog...

tá de parabéns....

deixo o convite pra vc conhecer:

www.veiotarado.blogspot.com

ED CAVALCANTE disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
- disse...

Olá olá... os logs são reais sim
hehehehe
O 1º eu apenas tinha gravado mas o 2º quote eu tenho printscreen
^^

Anônimo disse...

ah, valeu cara isso vai me ajuda bastante daqui para frente!

Lopezz disse...

no aguardo da continuação desse seu (ótimo) post


ah! dê suas sugestões lá no meu blog, www.therockzoo.blogspot.com
o feedback é mt importante pra gente =D

Thiago Borges disse...

bomm... utilidade pública... ótimas dicas!

ED CAVALCANTE disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Jhonnatha Andrade disse...

Parabéns, muito boa a matéria.


www.portaldoslagos.com

Gilliard Lima disse...

Parabéns! Muito bom o seu blog. Já coloquei o seu blog como página inicial. Gosto deste assunto, escrevo sobre isto mas não muito para não tirar o foco do meu site.
A Base do Conhecimento

Unknown disse...

Realmente no meu Blog tenho algumas dicas de como melhorar o blog e aumentar seu PR, e essa dica ai vai ajudar bastante gente.


http://omagodosdownloads.blogspot.com/

Unknown disse...

Boa dica,

Estou precisando disso para aumentar o posicionamento do meu site.

Mais dicas serão bem vindas.


www.PortalTemImoveis.com.br
Classificados de Imóveis Sorocaba

Apostila Hacker disse...

COMO DESCOBRIR SENHA DO MSN DO ORKUT, FAZER ESCUTA CELULAR, MONITORAR MSN, MONITORAR COMPUTADOR:

O site Apostila Hacker esta disponibilizando para você tutoriais unicos com o intuito de te ensinar como descobrir senhas, como monitorar o computador, como monitorar o msn, como fazer uma escuta celular.


SENHA DO MSN;

SENHA DO ORKUT;

ESCUTA CELULAR;

MONITORAR O MSN;

MONITORAR O COMPUTADOR;

SENHA DE INTERNET SEM FIO (WIRELESS);

DETETIVE ONLINE;


Visite o site Apostila Hacker para aprender tudo isso:
http://www.apostilahacker.com.br

Anônimo disse...

Ótimo post, vou usar esse método.

Acesse meu blog:
devdicas.blogspot.com

Unknown disse...

Estou aprendendo a utilizar, obrigado
professorsergioferreira - Educação Física e Basquetebol

Anônimo disse...

Mais novidades em nosso site www.vtdesigndeinteriores.com.br, acesse, curta e compartilhe !!!!

SMS Hoje disse...

Confira meu mais novo projeto, portal SMS Hoje

Alex disse...

NHO 01 – Avaliação da Exposição Ocupacional ao Ruído PDF