sábado, 5 de janeiro de 2008

Webwriter - a arte de blogar


Primeiro post de 2008! Espero que a virada de ano tenha sido excelente pra vocês caros leitores, porque pra mim, saiu melhor que a encomenda.

Meu primeiro artigo vai tratar sobre técnicas de escrita e o uso da ferramenta TAG CLOUD (ou nuvem de palavras) para melhorar o posicionamento do seu blog/site nas pesquisas em mecanismos de busca (google, yahoo, msn, etc...).

Além das meta tags e do pagerank um critério de classificação de sites utilizado pelos buscadores é o número de vezes que uma palavra "pesquisada" aparece em um determinado site.

Se um blog contiver o termo procurado por 10 vezes ele aparecerá melhor colocado do que um blog que tenha 2 vezes.

O objetivo dessa técnica é repetir por algumas vezes as palavras que tenham relação com o conteúdo do seu site.

Vou dar um exemplo prático. Outro dia eu caí num blog de uma garota (se eu lembrasse o endereço divulgava aqui) que contava a trajetória dela de perda de peso até ficar sarada.

Então o tema dela é perda de peso. Agora vamos pensar como o internauta "comum". O que ele digitaria para chegar ao seu site?

Termos como: "dieta", "perda de peso", "perder peso", "emagrecer".

Note a importância dos termos. Dê preferência use e abuse dos verbos no infinitivo pessoal (cantar, aumentar, gerar, criar...). Evite ao máximo o gerundismo (andando...).

Ninguém procura por malhando... as pessoas procuram: "como malhar", "começar a malhar".

TAG CLOUD

A tag cloud mostra pro escritor quais palavras são repetidas e sua ordem de orcorrência.

A minha ferramenta predileta (gratuita) é o site Keyword Density Checker . É só inserir o endereço do seu artigo (e não do blog... exemplo: http://seusite.blogspot.com/2008/1/seuartigo.html) e ele exibirá o percentual de ocorrência das palavras e as destacará na nuvem criada.

O ideal é que as palavras-chave apareçam entre 2 e 3% no texto. Mais de 5% de ocorrência é considerado SPAM pelo google e seu blog será penalizado pelo God Google.

Muito critério nessa hora. Não repita de mais para que seu texto fique chato e desinteressante para o seu leitor. A final, conteúdo e qualidade é o fator determinante na estratégia e planejamento para aumentar e atrair mais visitantes para seu blog.

Alguns blogs são difíceis de aplicar esta técnica por causa do conteúdo. Um blog de poesia deve priorizar o conteúdo e não escrever para aparecer melhor em mecanismos de busca.

Continua...



7 comentários:

Duh disse...

nossa, interessantissimo esse post
nauw sabia de qse nada q vc escreveu...msm com sono li inteirinho

parabens pelo blog, t+

César Schuler disse...

essa fonte que vc usa é legal :)

RENATO BIAO disse...

dicas interessnates...

Stephany Belleza disse...

Interessante o blog, certos "toques" assim sempre são bem-vindos! ^^

Louise Mira disse...

Mto interessante!!

FELIZ POST NOVO PRA VC!

NAMIZ Games disse...

Muito boa sua última postagem, raramente um bloger ajuda o outro...
O encinamento para alguns pode parecer obvio, mas é do tipo de coisa que pode até ser simples, mas vc nunca para para penssar...
Parabéns amigão!
Sucesso para seu Bolg e sua vida!

Cara estranho disse...

Muito boas as dicas.
Muito bom o blog. geralmente ninguem gosta de ajudar o blog do próximo [você faz a diferença].
parabéns.

Abraços