
O google analytics, ferramenta disponível na google accounts, gera um relatório completo de profundidade de visita. Com ele você consegue saber quantas pessoas saem do seu site na primeira página visualizada (termo conhecido também como taxa de rejeição - em breve falarei mais sobre taxa de rejeição).
Uma maneira de aumentar a profundidade é inserindo links apontando para outras páginas do seu blog - conhecidos como links internos.
Um bom exemplo de um site que explora muito bem essa funcionalidade é o Wikipedia. Já reparou que o menu de navegação é bem simples? E que em todo artigo possui alguma palavra apontando pra outro lugar da wiki?
Vou dar um exemplo... se você estiver lendo sobre Tiradentes, vai ver um termo de inconfidência mineira. Se você clicar lá, cai na página falando sobre a inconfidência.
Nos blogs e sites podemos fazer a mesma coisa. Recentemente escrevi um artigo sobre o Pagerank . Fui em todos os artigos que tinha escrito anteriormente e procurei a palavra "pagerank" e inseri um link pro artigo. Seja criterioso na inserção dos links. Não precisa inserir mais de duas vezes no mesmo artigo - a não ser que ele seja extenso.
Esse é um jeito muito fácil de fazer o visitante "se perder" dentro do seu site. Dá trabalho? Dá de mais. Bem chatinha a tarefa. Mas dá um ótimo resultado.
Além do mais, li em algum lugar, que o sistema de classificação de páginas do google leva em consideração, também, o número de links internos. Sites com um número de links internos elevados, tendem a ser mais "confiáveis" que outros sites - mas não sei o peso desse aspecto na classificação.
As ferramentas para o webmaster, disponível também na google accounts, mostra quantos links internos você possui e apontando pra quais páginas.
Esse é o último post de 2007. Bom fim de ano à todos.
Que 2008 seja um ano excepcional.