domingo, 23 de dezembro de 2007

Links internos: aumente a profundidade da visita de seu leitor


Vou explicar alguns conceitos que são importantes para o entendimento do texto. O primeiro é "profundidade da visita". Ela é defina pelo número de páginas que um visitante visualiza durante a passagem pelo blog/site.

O google analytics, ferramenta disponível na google accounts, gera um relatório completo de profundidade de visita. Com ele você consegue saber quantas pessoas saem do seu site na primeira página visualizada (termo conhecido também como taxa de rejeição - em breve falarei mais sobre taxa de rejeição).

Uma maneira de aumentar a profundidade é inserindo links apontando para outras páginas do seu blog - conhecidos como links internos.

Um bom exemplo de um site que explora muito bem essa funcionalidade é o Wikipedia. Já reparou que o menu de navegação é bem simples? E que em todo artigo possui alguma palavra apontando pra outro lugar da wiki?

Vou dar um exemplo... se você estiver lendo sobre Tiradentes, vai ver um termo de inconfidência mineira. Se você clicar lá, cai na página falando sobre a inconfidência.

Nos blogs e sites podemos fazer a mesma coisa. Recentemente escrevi um artigo sobre o Pagerank . Fui em todos os artigos que tinha escrito anteriormente e procurei a palavra "pagerank" e inseri um link pro artigo. Seja criterioso na inserção dos links. Não precisa inserir mais de duas vezes no mesmo artigo - a não ser que ele seja extenso.

Esse é um jeito muito fácil de fazer o visitante "se perder" dentro do seu site. Dá trabalho? Dá de mais. Bem chatinha a tarefa. Mas dá um ótimo resultado.

Além do mais, li em algum lugar, que o sistema de classificação de páginas do google leva em consideração, também, o número de links internos. Sites com um número de links internos elevados, tendem a ser mais "confiáveis" que outros sites - mas não sei o peso desse aspecto na classificação.

As ferramentas para o webmaster, disponível também na google accounts, mostra quantos links internos você possui e apontando pra quais páginas.

Esse é o último post de 2007. Bom fim de ano à todos.

Que 2008 seja um ano excepcional.

META TAGS - Use com sabedoria para aumentar seu tráfego/acessos ao seu site-blog



Meta tags
são linhas de código HTML, ou "etiquetas", que, entre outras coisas, descrevem o conteúdo do seu site para os buscadores. É nelas que você vai inserir as palavras-chave que facilitarão a vida do usuário na hora de te encontrar. Através delas você pode também "assinar" seu site, declarando sua autoria sobre o código fonte.

Acidentalmente essa semana descobri uma coisa muito interessante. Paralelamente a este blog e ao portal www.geoprocessamento.net estou desenvolvendo outros 4 portais.

E em um deles, por completa preguiça não adicionei as META TAGs. O site que não teve a mata tag incluída não foi indexado pelo google até hoje. Os outros sítios (com as meta tags) já estão registrados. É mais uma observação que uma afirmação técnica

Abaixo segue uma lista de meta tags que eu uso nos blogs e portais para melhorar a indexação no google, rankeamento das páginas no sistema de busca que ajudam a atrair mais visitas/acessos para seu projeto.

Inserir depois de:

<head>

As TAGS:

<title>Nome do título do site e a atividade</title>
<meta name="description" content="Descrição do seu site - Site especializado em técnicas de promoção e divulgação."/>
<meta equiv="Content-Type" content="text/html;"/>
<meta name="Publisher" content="Nome do título do site ou empresa"/>
<meta name="Author" content="Seu nome "/>
<meta name="Copyright" content="Nome do título do site "/>
<meta name="Revisit-after" content="3"/>
<meta name="Expires" content="none"/>
<meta name="keywords" content="Coloque aqui pelo menos 60 palavras chave"
/>
<meta name="Audience" content="ALL"/>
<meta name="Robots" content="INDEX,FOLLOW"/>

Não deixe de adicionar essas METAS ao seu blog/site. Você vai perceber a diferença no curto-médio prazo.

Chamo a atenção pra tag:

<meta name="Revisit-after" content="3">

Esta TAG define depois de quantos dias o google deve visitar sua página de novo. Nessa tag está definido para a cada 3 dias.

sábado, 22 de dezembro de 2007

PageRank - Saiba o que é e como funciona


O Google mantém uma lista de bilhões de páginas em ordem de importância, isto é, cada página tem sua importância na internet como um todo; esse Banco de Páginas mantém desde a página mais importante do mundo até a menos importante. Essa importância se dá pelo número de votos que uma página recebe. Um voto é um link em qualquer lugar da internet para aquela página. Votos de páginas mais importantes valem mais do que votos de páginas menos importantes.

Esse critério de ordenação das páginas, de acordo com várias pessoas, é bastante democrático, refletindo o que a "internet pensa" sobre determinado termo. Lembre-se que cerca de dez bilhões de páginas são levadas em conta. A qualidade das páginas mais importantes são naturalmente garantidas, classificadas e eleitas pela própria internet. Além de todas as páginas terem a mesma condição de subir nessa lista, conquistando votos pela internet afora.

Uma boa unidade de medida para definir o PageRank de uma página pode ser a porcentagem (%) de páginas que ela é mais importante. Por exemplo, se uma página tem PageRank de 33% significa que ela é mais importante que um terço de toda a internet. Se o seu PageRank é 99% significa que ela é superior a quase todas as páginas da internet.





quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

Ferramentas para webmasters: acompanhe a indexação do seu site no Google


Vejo em muitos lugares pessoas com dificuldades de aparecem nas buscas do google ou com problemas na indexação. Esse é um problema a ser enfrentado para gerar mais acesso/tráfego.

Depois de incluir seu blog/site em em mecanismos de busca o primeiro passo é ir em Ferramentas para webmaster. Digite o endereço do seu site (ex.: www.seusite.com) e clique em "Adicionar site". Depois clique em cima do link criado com o nome do seu site.

O próximo passo é confirmar que você é proprietário do site. Existem dois métodos. O primeiro é por META TAG. O google gera uma meta tag pra ser inserida no código HTML do site. Depois é clicar em confirmar.

O outro método é criar um arquivo TXT em branco e renomear com o nome que o google passar e enviar para a raiz do site ex: www.seusite.com/Google20304002abegfa.html

Cofirmada a propriedade do website você terá acesso as mais diversas estatísticas e ferramentas:

  • Quando foi a última vez que o google indexou sua página principal
  • Qual a página do seu site tem o pagerank mais alto
  • Quantas págians estão indexadas
  • Quais páginas não existem - ERROR 404
  • Quais páginas externas apontam para o seu site - muito bom para se prever/estimar o próximo pagerank e acompanhar a estratégia de divulgação e inserção de backlinks.
  • Mostra também quais palavras mais pesquisadas que geraram tráfego para seu blog.

Os mecanismos de busca demoram muito a indexar sites/blogs mais recentes. Uma forma de acelerar esse processo é manter uma freqüência de atualização.

O google ao revisitar a sua página e perceber que tem conteúdo novo ele vai aumentando sua taxa de indexação.

A inclusão da tag REVISITE-AFTER também ajuda a acelerar a indexação.

Se a inclusão de conteúdo for maior que a velocidade do google, depois de um tempo irá aparecer no painel de ferramentas a opção de se acelerar a indexação do google.

Saiba dos riscos que essa atitude implica! Aumentando a taxa de atualização o google acessa mais vezes o seu site, aumentando o consumo de banda do seu servidor.

Se você tiver limites apertados de taxa de transferência pense bem antes de ativar esse comando.



Consumo de banda pelo google crescente:


terça-feira, 18 de dezembro de 2007

Próxima atualização do Page Rank: fevereiro de 2008


Hoje utilizarei todos os conhecimentos de Cálculo adquiridos durante o curso de engenharia (pra alguma coisa tinha que servir isso) pra desenvolver uma equação de previsão para atualização de PageRank do Google.

A última atualização foi no dia 26 de outubro de 2007.

Segundo a equação montada a próxima atualização do pagerank está prevista para 12 de fevereiro de 2008.

Ainda dá tempo pra trabalhar e tentar subir um pouquinho no pagerank. Eu espero sair de pagerank N/A (Não atribuído) para PR 3 ou 4. Vai depender da minha dedicação até o prazo.

E você? Qual data que você acha que ocorrerá a atualização do pagerank?

É festa!!!


Que surpresa bacana eu tive hoje. Estava gerando mais um relatório com o Web CEO quando vi que a Geo.NET está aparecendo entre os 10 primeiros sites para o termo pesquisado "ArcGIS" no buscador do MSN Brasil (World-wide search).

Muito bom o resultado. Foi bem mais rápido que eu esperava. E ainda estava reclamando que o MSN é o mais preguiçoso pra indexar.

Essa Bohemia Weiss é o prêmio pelo trabalho e dedicação dos últimos meses.

Mas ainda falta muito pela frente. Não cheguei em primeiro na busca e muito menos consegui emplacar as outras palavras-chave.

Mas estou no caminho certo. Eu acho que em Março de 2008 eu seja Top 3 para as cinco palavras em todos os sistemas de busca.
No Google ainda estou mal posicionado. Suspeito que seja por não ter pagerank atribuído.

Veja o número de competidores, em quais colocações e minhas palavras-chave aparecem (dados do software Web CEO).


Imagem removida temporariamente.

Apaguei as outros termos até conseguir posicioná-los.

Até que não estou muito longe...

O posicionamento do Yahoo me surpreendeu também. Em pouco tempo o número de acessos vindos de mecanismos de busca vai aumentar muito.

Espalhe links na internet apontando para seu site!


Esse processo é NECESSÁRIO e de extrema importância para a estratégia de divulgação.

Além de aumentar a visibilidade do seu site você acumula "votos" para aumentar o pagerank - número que o google atribui a um site para determinar sua relevância varia entre 0 e 10 onde 0 é pouco relevante e 10 muito relevante.

Vai mandar um e-mail pra sua tia chata? Coloca um link pro seu site lá.

Outras técnicas de divulgação que exigem pouco investimento:

Propaganda em carro: existem diversas papelarias que plotam adesivos de todos os tamanhos e formatos. Faça um adesivo grande tipo http://www.seusite.com e cole no seu carro, ou do pai, namorada, primo... Um adesivo desses custa uma merreca e dá uma visibilidade legal. Ainda mais em cidades com trânsito caótico.

Dá até pra ganhar uma graninha anunciando outros sites. :-D

Folhetos: crie um folhetinho de propaganda no word mesmo, em preto e branco. Coloque uns 10 numa folha A4. Vai no centrão da sua cidade e tira umas 500 cópias a 4 centavos e ainda pede pro mano do xerox cortar pra você. Peça pra deixar os folhetos perto dos caixas de posto de gasolina, bar, buteco, butequim, restaurante. Até zona tá valendo... o negócio é atrair público.

Participe de fóruns e comunidades: ao final de cada mensagem enviada nos fóruns você coloca um link para o seu blog. Divulgação + pagerank = sucesso!


Yahoo e MSN groups


Esse também é o canal. Propaganda segmentada, custo zero, possibilidade de inserção de link nos grupos e tem uma excelente vantagem:

Muitos usuários recebem essas mensagens por e-mail. Então você vai poder enviar seu link para um público segmentado diretamente pra caixa de correio pro do seu público-alvo. Certamente seu site terá um número considerado de acessos por causa dessa divulgação.

Mas não abuse! Escreva um texto elaborado, envie de tempos em tempos. Use com sabedoria esses recursos. Seus acessos vão aumentar em pouco tempo.

Divulgue, divulgue e divulgue...

segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

Aprenda a divulgar corretamente seu blog/site para aumentar seu número de acessos

Faça sua pergunta no nosso fórum! Participe!

Vou começar este post agradecendo a todos que comentaram no blog. Realmente superou minhas expectativas - os leitores entenderam que meu texto não é mais um daqueles enganadores que existem por aí.

Uma coisa que me chamou a atenção é que apenas 38% dos comentários constavam um link para o blog do autor.

Desses 38% NENHUM inseriu a tag de links corretamente.

Ao invés do cara clicar no link diretamente ele deve copiar a URL que você colocou, colar na barra de endereços do navegador pra então entrar no seu site. Veja só a diferença do texto sem a tag "A HREF" e com a tag.:

http://www.geoprocessamento.net

http://www.geoprocessamento.net


Além do mais, a maioria dos blogs exibem os links destacados dos textos. Inserindo o link você chama a atenção para seu blog no meio daquele "mundaréu" de comentários.

A tag correta é:

<a href="http://www.seusite.com" alt="Descrição do seu site">Título do site - duas palavras-chaves</a>

Pode inserir essa tag no comentário que a MAIORIA dos blogs aceitam. Com certeza inserindo links você conseguirá aumentar o fluxo de acessos do seu sítio.

sábado, 15 de dezembro de 2007

Buscando os primeiros acessos/tráfego [2]


Outro dia nessas viagens pela NET me deparei com um texto muito interessante do Sérgio Grigoletto chamado "Procuro editor de wiki. Pago bem" no qual ele fala sobre edição de páginas wiki para empresas.

Há muito tempo tempo, durante meu primeiro projeto (Comunidade Ambiental), eu já tinha sacado esse lance de visibilidade do Wikipedia. Consegui inserir meu site no wikipédia (está até hoje).

http://pt.wikipedia.org/wiki/Jornalismo_ambiental

Gerava um fluxo pequeno porém constante de acessos. Mas queria inserir mesmo meu site em outros termos mais procurados. Sempre excluíam os links por ser considerado SPAM.

Concordo com o Sérgio que é necessário ser um Webwriter - precisa-se conhecer o assunto, o sistema wikipedia e entender a dinâmica de escrita para que os editores aprovem sua modificação.

Dicas para incluir sites na Wikipedia:

  • Escreva textos para termos que ainda não existem e no final coloque um link para seu site (se possível coloque alguns links governamentais ou de ongs junto do seu link - se o assunto do seu site permitir - para não ser caracterizado SPAM);
  • Acrescente conteúdo aos textos existentes e coloque também o link para o seu site (somente a inclusão do link será caracterizado como SPAM);
  • A cada duas alterações faça um novo cadastro na wikipedia. É muito fácil ver o histórico de modificações do usuários e numa só tacada você pode ter todos seu links removidos.
Faça a wikipedia sua aliada.



Dados do portal: http://www.geoprocessamento.net

  • Foram 589 visitas vindas da wikipedia no mês de novembro de 2007;
  • 80,65% de novas visitas;
  • 4,5 pageviews/visita.

Tirem suas conclusões se vale ou não a pena investir na wiki. Pra mim é uma excelente ferramenta de auxílio para gerar tráfego e de qualidade! Repare no tempo de navegação dos visitantes.

Façamos as contas... 589 visitantes x 4,57 pageviews/visita são quase 2700 pageviews. Agora traduza isso para Adsense e HotWords... Mais $$$ no seu bolso.

PAGERANK

Mesmo se você conseguir incluir seu site em alguma página da wikipedia que tenha qualquer valor de pagerank o voto não será atribuído ao seu site porque os links da wikipedia tem o argumento NOFOLLOW. Mesmo assim é muito vantajoso já que a as primeiras posições para diversas pesquisas são da wikipedia. Fora que dá uma credibilidade maior ao seu site. Quantos estão na wiki?

São poucos porque são muito exigentes ou são poucos porque não foram explorados ainda?




Buscando os primeiros acessos/tráfego

aumentar acesso tráfego blog/site Portal inserido nos principais mecanismos de busca , conteúdo adicionado (anunciar um site em construção é queimar seu filme logo de cara) chegou a hora de pescarmos os visitantes.

Vamos definir bem nossa estratégia. Eu trabalho com duas: visitantes no curto prazo e de médio-longo prazo. A estratégia de curto prazo é limitada e serve pra dar a ignição dos acessos. Não espere receber milhares de acessos de um dia pro outro que a banda não toca deste jeito. Se você pensa assim provavelmente vai ser mais um a desistir do sítio antes de um ano. Se quiser realmente ter destaque dedique-se, trabalhe bastante.

gerar mais acessos visitantesO Orkut é uma das melhores ferramentas para divulgar seu site. Faça uma busca por comunidades relacionadas ao seu tema. Entre em TODAS. Escreva um texto falando um pouco do seu site, sobre o que ele oferece e convide as pessoas a entrar. Escreva um texto decente. Nada dessas propagandas espalhafatosas cheio de cor e pedido de clique aqui.

Outra maneira de divulgação é inserir um link pro seu site no final de TODOS os posts, scraps, mensagens etc. Quanto maior a quantidade de links apontando pro seu site maior visibilidade ele terá e conseqüentemente maior número de visitas ele rebecerá.

Entre nessas comunidades Bloggers da vida. Já tive um blog e consegui um bom número acessos de lá.

Outra vantagem do Orkut é o esquema de comunidades. Você pode fazer publicidade segmentada para interessados no conteúdo aumentando assim as chances de fidelização e retorno do usuário.

  • Fique atento ao participar de comunidades grandes. Apesar de ter volume grande de participantes (maior visibilidade) a rotatividade dos posts também é maior. Então seu post vai sair da primeira página rapidinho e cair no limbo do histórico de posts antigos. Em comunidades menores seu "anúncio" fica mais tempo exposto apesar de ter uma exposição para menos pessoas.
  • Jamais mande scraps pessoais convidando a pessoa pra entrar no seu site. Coisa muito chata SPAM né? Queima o filme do site.
  • Se conseguir, adicione um link no calendário de eventos nas comunidades apontando pro seu site.

Empenhando dá conseguir um número muito bom de acessos.

Consegui até um número razoável de acessos vindo do orkut. Dá pra eu me dedicar mais. Foram 326 visitas vindos do orkut:

aumentar acesso tráfego blog/site

Dados do portal: http:www.geoprocessamento.net

O que me chamou mais a atenção foi a qualidade das visitas.

Quase 7 páginas/visitas, 9 minutos e meio de tempo de navegação!! Achei o número muito bom.

Taxa de rejeição de 31,29% Achei baixíssima comparando com outros depoimentos de webmasters. Taxa de rejeição é calculada quando o usuário não acessa mais que uma página do seu site - nem sempre esse é um número ruim. No caso de blogs há muito conteúdo na página principal, então o visitante pode ficar só ali. Pode acontecer também do visitante achar o que estava procurando logo na primeira página e sair. É preciso ter atenção ao analisar estes dados.

54,60% de novas visitas - gostei do número também 43,40% dos visitantes estão retornando.

E você? O que está achando? Não deixe de comentar!


Conteúdo - a base da técnica de divulgação/promoção para atrair mais visitas

base atrair mais visitasEu acredito no conteúdo autêntico e diferenciado e que tenha uma periodicidade nas atualizações.

Bloggers com disciplina para atualizar periódicamente estão trilhando o caminho do sucesso.

Quanto mais conteúdo, mais páginas indexadas aos mecanismos de pesquisa, mais termos indexados e maiores possibilidades de aparecer em buscas.

A periodicidade de atualização do conteúdo propicia a fidelização do visitante favorecendo seu retorno posteriormente porque ele sabe que depois de um tempo terá um conteúdo para ver. Tenho atualizado o Geo.NET diariamente e o resultados estão vindo.

Algumas dicas:

  • Ilustre seus posts - textos com imagens são mais agradáveis de se ler e mais chamativos para o visitante. Demonstra um cuidado especial por parte do autor com o blog/site;
  • SEMPRE insira a descrição das imagens colocando as palavras-chave do seu site (escolha umas 4, 5). Use também o comando ALT="palavra1, palavra2, palavra3" - ajuda na estratégia de divulgação. De tempos em tempos faça uma rotatividade nas palavras a serem adicionadas as novas imagens.

Para diversificar as fontes de acesso do Geo.NET estabeleci a implantação e desenvolvimento de algumas ferramentas parar gerar mais tráfego para o site:

  • Calendário de eventos: sempre alguém está procurando sobre algum curso, simpósio evento. Garanto que você terá surpresas ao organizar um calendário de eventos sobre o tema do seu site.
  • Downloads: A seção de downloads é o carro chefe do meu site (por enquanto... rsrs). Lá reúno uma série de softwares livres, softwares freewares (que permitem livre distribuição), guias, tutoriais e manuais. A vantagem desses conteúdos é que são atemporais (não têm "prazo de validade") e sempre há demanda sobre esse tipo de assunto.
  • Fórum: estou trabalhando dia e noite para fazer este módulo o carro-chefe do meu portal. Fórum de discussão é a melhor maneira de atrair visitantes, gerar conteúdo com pouca demanda de banda do servidor e o melhor, o conteúdo é inserido pelos próprios visitantes. Maravilha né? A maior dificuldade é de se alavancar um fórum. Essa é a minha terceira tentativa e acho que dessa vez deslancha. Todo fórum bem estruturado tem um número absurdo de visitantes.
  • WebLinks: se o conteúdo do seu site for muito específico vale a pena ter uma seçãopara reunir os principais links sobre o tema. Há demanda para este serviço. É muito mais fácil achar uma lista de sítios num lugar só do que ficar procurando.
  • Notícias: eu procuro na net as notícias recentes relacionadas ao tema do portal e posto (citando a fonte - claro). As notícias ajudam a diversificar o conteúdo e palavras que possam aparecer nas buscas.

A desvantagem de se hospedar arquivos é o elevado consumo de banda. Este mês acho que vou atingir 60% do limite de transferência de banda. É aguardar e acompanhar. Depois tentar barganhar com o host um upgrade de servidor com um descontinho... rs


Incluir site/blog em mecanismos de busca - Google, MSN, Yahoo

inserir site google

Com a lista de palavras em mãos, site no ar, conteúdo inserido faltava submeter aos mecanismos de busca.

Eu uso um gerenciador de conteúdo (exemplos de gerenciadores: PHP-NUKE, JOOMLA) chamado XOOPS. Existe um excelente módulo desenvolvido para para o XOOPS que cria um SITEMAP para o google e o atualiza automaticamente.

Depois fui em Ferramentas para Webmasters (opção da Google Accounts) e enviei o sitemap e depois confirmei a propriedade do site.

Fiz o cadastro em 3 fóruns sobre webmaster/html e enviei algumas mensagens me apresentando ou pedindo opiniões sobre o site. No fim de cada texto eu coloquei um link para o meu site - http://www.geoprocessamento.net - inserir um link em fóruns garante que o google seguirá o link até o seu blog.

O Geo.NET foi ao ar no dia 26/11 e em dois dias o Google, Yahoo, MSN e ALEXA já indexaram o site como vocês podem observar no próxima imagem - screenshot tirado do AWStats sistema de estatísticas que vem instalado no servidor.

indexação google, msn, yahoo

É válido também inserir manualmente seu blog nos mecanismos de busca.

Vamos à luta! Investigue a concorrência e conheça seu campo de batalha! [2]

aparecer em primeiro mecanismo buscaDepois de ter gerado uma lista de palavras-chave e de observar quais a concorrência utiliza, chegou a hora de saber onde estamos pisando.

Eu tive um projeto há algum tempo que se chamava comunidade ambiental. O foco do site era meio ambiente - já errei o nome do domínio de cara. O termo "comunidade ambiental" é pouquíssimo procurado (palavras-chave no domínio ajudam a posicionar seu blog em melhores colocações).

Para saber o volume de consultas utilize a ferramenta de palavras-chave do ADWORDS que exibe a concorrência do anunciante (maior concorrência, maior os valores do CPC e maior dinheiro pro seu blog - o lado negativo é que para anunciar você também paga mais por clique), volume de pesquisa do último mês e volume de pesquisa mediano. E ainda dá pra organizar por volume de pesquisa.

Acho uma mão na roda essa ferramenta.

adwords ferramenta palavras-chave

Mar de concorrência

Se digitarmos no google o termo meio ambiente você verá uma coisa assim:

técnicas promoção divulgação

Tinha 2.510.000 concorrentes. Nada impossível mas daria muito trabalho. Mesmo com o nome do domínio "errado" com o uso certo de META TAGS associado a um bom conteúdo eu conseguiria me destacar.

Mas os primeiros resultados demoraram a aparecer e o desânimo tomou conta. O segundo site que aparece na consulta pra meio ambiente eu vi nascer praticamente e já tinha continuado... Eu sempre me pergunto, onde estaria agora?

E pra completar quando meu domínio expirou um cara comprou pra redirecionar e de quebra pegou meu PageRank 3 que hoje está em 5 - www.comunidadeambiental.org

Saiba que o início é difícil mesmo, bem desistimulante. Mas com suas metas você chegará lá.

Vamos à luta! Investigue a concorrência e conheça seu campo de batalha!

Definidas nossas metas e objetivos chegou a hora de irmos à luta! Vamos reunir informações de inteligência e algumas armas para nos destacarmos entre os bilhões de sítios na internet.

aumentar tráfego

Inteligência: conheça o inimigo e o campo de batalha

A ferramenta básica de trabalho é a Google Toolbar ou um plugin que exiba o pagerank no seu browser. Eu uso o firefox e tenho um plugin instalado que exibe o pagerank do site na parte inferior do browser.

Web CEO - Este é o melhor programa que já testei e uso até hoje. Além de ser FREE (com algumas funções limitadas) conta com diversas facilidades para SEO. As minhas preferidas são:

  • Site Ranking - defina até cinco palavras-chaves e saiba qual posição e em qual página ele está localizado nos principais mecanismos de busca no brasil e exterior e exibe um relatório completo por mecanismo de busca, mudança de posições, indexação ou desindexação de páginas, etc. Há opção de se procurar no Google Brasil (World-wide), Google Brasil (Páginas em portugês), Google Brasil (Páginas do Brasil). Vale também para cadê, Yahoo, UOL, MSN Brasil.
  • Indexed pages - verifica quais páginas do seu site estão indexadas em diversos mecanismos de busca.

Conta Google (Google Accounts)

O Google disponibiliza através do google accounts diversas ferramentas que facilitam e muito a vida dos adminsitradores de sítios.

Google Analytics - No quesito webstats nenhuma estatística será igual a outra. Uso três sistemas e os resultados sempre divergem nos valores, mas a curva de acessos é semelhante em todos. Eu gosto de google analytics por exibir um relatório bem completo, com diversas funções que poucos sistemas dispõem inclusive comparação de dados de acessos por períodos. Há a possbilidade de exportar as tabelas para EXCEL.

Blogger - A maior vantagem que vejo de se ter um blogger é que criando uma conta no ADSENSE e apontando para o blogger o registro é MUITO mais rápido que se você apontar para um sítio que não seja do blogger. Depois você pode colocar o bloco de anúncios em qualquer outro sítio sem precisar criar outra conta. O blogger ao contrário do wordpress permite a edição do layout - fundamental para monetização de sites. O wordpress é ruim nessa parte.

Orkut - Excelente ferramente de divulgação e promoção do seu blog para gerar tráfego- futuramente escreverei textos específicos para orkut.

Webmaster Tools - A arma mais poderosa para indexar seu sítio ao google. Envie o SITEMAP e consiga indexar páginas do google em poucos dias. É brutal a diferença de um indexação entre sites com e sem sitemaps. Conta com outras ferramentas que também ajudam na tarefa de divulgar e promover seu site.

Adwords - Além de servir como um canal de divulgação ($$$ paga) conta com a ferramenta de palavras-chave e examine estatísticas detalhadas do desempenho das palavras-chave, como concorrência do anunciante (mais $$$ no adsense) e volume de pesquisa (mais acessos no google).

Vale destacar que dentro da ferramenta de palavras-chave há opção de receber sugestões de palavras-chave "Você gostaria de gerar idéias de palavras-chave?". Além de obter palavras correspondentes você ainda pode extrair palavras-chave a partir de um site. Que tal investigar seu concorrente?

Adsense - ferramenta para exibir anúncios em seu blog. Paga em dólar por clique.

Planejamento: primeiro passo!



Este blog mudou para: http://thinkseo.com.br


Def.: O planejamento é um processo administrativo que visa determinar a direção a ser seguida para alcançar um resultado desejado (Lacombe (2003, p.162).

Qual direção a ser tomada? Qual resultado desejado? Essas são perguntas que você deve se fazer para obter sucesso com seu site/blog.

Use um final de semana para pensar nessas questões. Coloque no papel seus objetivos com o site. Estabeleça metas - seja ousado mas mantenha os pés no chão.

Defina metas mais fáceis de se alcançar e depois estabeleça novas metas.

Ex.: 50 acessos únicos/dia, 100 acessos, 200 acessos...
Faça persistência seu sobrenome. Muitas pessoas que aventuram-se na web desistem de seus sites/blogs em menos de um ano diante das dificuldades de se conseguir resultados.

Com dedicação e com as dicas deste blog você terá resultados muito mais rápidos.

Este artigo na nova plataforma: http://thinkseo.com.br/iniciantes/tudo-o-que-voce-deve-saber-antes-de-criar-um-site-ou-blog/

O início - do nada para o sucesso

Este blog mudou para:http://thinkseo.com.br

O objetivo deste blog é ser uma espécie de diário para que eu posso acompanhar a evolução de acessos com uso de técnicas de divulgação/promoção de sites para o portal http://www.geoprocessamento.net.

Durante minha última viagem fiquei pensando sobre este blog e resolvi fazer uma reestruturação completa por quatro motivos:

1- Posso me dedicar mais ao blog e fazer um trabalho melhor. Os outros textos estavam com o visual conturbado, a estrutura podia ser melhorada.

2- Acho que empolguei muito com as informações que divulguei. Existem outras maneiras de analisar os acessos sem expor os dados de acesso do site.

3- Subestimei o mercado. A exposição de certas técnicas, neste momento, pode prejudicar meu site.

4- Achei que poderia melhorar e muito a qualidade dos posts.

Espero que este blog sirva como um guia que auxilie principiantes e webmasters experientes a divulgar melhor seu site.

O portal Geo.NET está começando do ZERO e não conta com páginas auxiliares para incrementar PageRank ou gerar tráfego.

Este artigo na nova plataforma: http://thinkseo.com.br/think-seo/objetivos-do-blog/